Marketing para Médicos: saiba como se tornar referência na sua especialidade

As estratégias de marketing têm sido cada vez mais exploradas pelas empresas e profissionais para atrair a atenção dos clientes.

Quando falamos em marketing para médicos, muitas dúvidas podem surgir, seja na hora de desenvolver estratégias para aumentar a visibilidade ou atrair clientes sem comprometer a autoridade e a seriedade e, claro, sem desrespeitar a Resolução CFM 1974/11 que estabelece as regras de publicidade na área médica.

Pensando nas demandas do setor, preparamos um artigo completo que trará luz sobre o que é o marketing para médicos, melhores estratégias, benefícios desse tipo de abordagem e como utilizar as redes sociais de forma eficiente e respeitando as normas do setor.

O que é marketing médico?

O marketing médico é o uso de  estratégias de marketing para criar conteúdos de valor que eduquem e envolvam os pacientes, gerando assim uma vantagem competitiva para o profissional, clínica ou hospital. 

As estratégias visam atrair novos pacientes e manter próximos e conectados os pacientes já existentes. 

A comunicação do marketing de qualquer setor precisa ser bem feita para que seja eficaz e atinja seu público alvo. No entanto, a fim de impedir o sensacionalismo, a autopromoção, a mercantilização do ato médico e processos ético-disciplinares foi criada a resolução CFM 1974/11. 

Antes de apresentarmos as melhores estratégias de marketing para médicos, precisamos trazer quais as regras o CFM 1974/11 traz para regulamentar e tornar ética as práticas de marketing do setor. 

O que pode e o que não pode no marketing médico? 

Em qualquer meio de comunicação em massa, o conteúdo produzido deve apenas promover a educação da população, sem o uso de sensacionalismo e sem fazer propaganda de si e de outros. 

Não podem ser repassados conteúdos sem comprovação científica e é vedado, no uso de redes sociais, segundo o CFM 1974/11: 

  • divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço;
  • divulgar especialidade ou área de atuação não reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina ou pela Comissão Mista de Especialidades;
  • anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina;
  • adulterar dados estatísticos visando beneficiar se individualmente ou à instituição que representa, integra ou o financia;
  • veicular publicamente informações que causem intranquilidade à sociedade, mesmo que comprovadas cientificamente. 
  • divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente;
  • expor a figura de paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento;

Entre os conteúdos que podem ser veiculados para marketing médico e marketing hospitalar, estão permitidos: 

  • Divulgação de eventos acadêmicos e científicos para demonstrar conhecimento aprofundado na área; 
  • Esclarecer informações sobre questões de saúde, desde que tenham embasamento científico. 
  • Falar sobre aparelhos desde que não divulgado que é de uso exclusivo do profissional ou da clínica. 

Estar ciente das restrições e cuidados a serem tomados ao divulgar os serviços de medicina permite que você aumente sua visibilidade praticando um marketing ético e sem riscos de sofrer penalidades. 

Agora que você tem essas informações em mãos, confira as melhores estratégias para promover o seu trabalho!

Quais as melhores estratégias de marketing para médicos, consultórios e hospitais? 

Ainda que o CFM 1974/11 determine alguns cuidados e proibições, ainda há muito o que se explorar quando falamos em estratégias de marketing para a área de medicina

A partir do marketing de conteúdo, ou seja, compartilhamento de informações que sejam de interesse de seus clientes, o profissional ou a clínica pode oferecer informações de valor que aumentem a autoridade e, consequentemente, atraiam a audiência que está em busca de uma consulta. 

Estratégias de marketing médico para redes sociais 

Quando falamos de redes sociais, as estratégias de marketing podem focar em diversas ferramentas como caixinhas de perguntas, stories, reels e posts no feed para trazer conscientização, esclarecer dúvidas e trazer dicas práticas. 

Uma maneira de demonstrar autoridade e expertise para atrair novos clientes é através da divulgação da participação em eventos científicos, publicação de artigos, atualizações de certificações na área de especialidade, entre outros. 

Atualmente, muitas pessoas têm buscado conhecimento, dicas e informações através de vídeos. Uma das estratégias de marketing digital para médicos que mais tem apresentado resultados e trazido visibilidade para os profissionais, são os vídeos curtos informativos disponibilizados nas redes sociais.

Estratégias de marketing médico para blogs e e-books

Uma outra forma de atrair a atenção do público é através dos conteúdos de blog que respondam as perguntas mais frequentes de seus futuros pacientes. 

Com a produção de artigos informativos, é possível trazer informações de qualidade e mais aprofundadas, ainda respeitando uma linguagem fácil de ser entendida pelos seus futuros pacientes.

Além das redes sociais e dos blogs, os profissionais de medicina e as clínicas médicas podem investir na produção de e-books informativos, com dicas de saúde que atraiam os clientes.

Os e-books são uma ótima estratégia  para captação de leads. Além de ser um conteúdo em que seus futuros clientes podem conhecer melhor o seu trabalho, os materiais ricos além de trazerem informações úteis que podem ser facilmente compartilhadas, servem como isca para atrair clientes para o seu topo de funil. 

Invista em uma identidade visual 

Não menos importante que o conteúdo a ser oferecido para a atração de clientes, é necessário investir em uma identidade visual que agregue valor, transmita seriedade e mostre o compromisso com a saúde.

A criação de uma identidade visual bem feita gera um reconhecimento de marca. Empresas como Nubank, McDonald ‘s, Itaú, têm identidades visual tão marcantes que basta olhar as cores utilizadas na comunicação que já reconhecemos a marca em questão.   

Diferentes setores, pedem diferentes identidades visuais. A identidade visual do marketing médico e hospitalar precisa transparecer seriedade, confiabilidade e ser ao mesmo tempo simples, uma vez que este é o meio de comunicação que atrairá clientes. 

Quais os benefícios do uso do marketing para médicos? 

Em primeiro lugar, uma vez que grande parte do conteúdo criado é informacional, o principal benefício é promover conhecimento de saúde para a população. 

Do ponto de vista comercial, a criação de conteúdo informacional e sua divulgação aumenta a autoridade do profissional, o que automaticamente atrai clientes qualificados que já conhecem a especialidade profissional do médico ou da clínica. 

A atração de pacientes informados facilita a fidelização. Através de um atendimento humanizado e da solução do problema, o profissional automaticamente fideliza seu paciente, gerando assim o melhor, mais barato e mais confiável tipo de publicidade para o seu trabalho, o marketing boca a boca. 

O aumento no volume de clientes não só lota a agenda, gerando mais lucros, como também ocasiona um impacto positivo na vida das pessoas, aumenta o conhecimento do profissional, constrói uma reputação e agrega mais propósito em sua atividade. 

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Na Habitat Consultórios fornecemos ambientes ideais para locação que são compatíveis com a especialidade de cada profissional da área da saúde.

Além do espaço físico, disponibilizamos uma estrutura completa com serviços, tecnologias e networking para que os profissionais possam se concentrar no cuidado com seus pacientes e na atração de novos clientes, aumentando assim a rentabilização dos consultórios. 

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