Marketing para dentistas: conheça as melhores estratégias para lotar sua agenda

Se você estivesse em busca de um serviço ou produto nesse exato momento e não conhecesse nenhum profissional ou estabelecimento, o que você faria para encontrar o que você procura?

E se você estivesse escolhendo um profissional de confiança para realizar algum procedimento? Como você avaliaria a autoridade e os resultados desse profissional? 

Nos dias de hoje, quando as pessoas precisam encontrar um serviço ou profissional, o primeiro lugar de busca é a internet. 

A grande questão é que a internet é um local em que todos os profissionais estão, afinal, todos querem marcar presença onde seus futuros clientes os procuram. 

Assim como em qualquer empreendimento, os profissionais da área de odontologia precisam desenvolver estratégias para aumentar sua visibilidade profissional e atrair clientes de maneira ética. 

No artigo de hoje, vamos explorar mais profundamente a importância do marketing para seu consultório odontológico e como lotar a sua agenda através de estratégias bem aplicadas. 

Vamos a leitura? 

O que é o marketing odontológico e quais os benefícios para o seu consultório? 

O marketing odontológico é a aplicação de estratégias de marketing digital para criar uma vantagem competitiva para o profissional, clínica ou consultório. 

Por se tratar de uma área da saúde, as estratégias de marketing para dentistas precisam ser menos invasivas e mais informativas, fazendo com que o profissional se torne conhecido pelo público através de conteúdos que agregam valor. 

Antes de partirmos para as melhores estratégias de marketing para consultórios odontológicos, que tal conferir os principais benefícios da aplicação de uma comunicação de marketing digital? 

1. Atração de clientes qualificados 

Já passou pela experiência de se deparar com uma situação em que um paciente chegou até o seu consultório, iniciou um atendimento ou fez contato inicial, mas no final acabou optando por não contratar seus serviços? 

O marketing odontológico, por ser menos invasivo e mais informativo, é capaz de atrair pacientes que já estejam familiarizados e confiantes em seu trabalho. 

Esse conhecimento inicial desempenha um papel fundamental na prevenção do desperdício de tempo e recursos com indivíduos que estão apenas se familiarizando com os profissionais antes de decidir contratar seus serviços. Em adicional, quando os clientes já chegam ao seu consultório conhecendo o seu trabalho, a sua chance de fidelizar esse paciente é muito maior. 

2. Diferenciação no mercado 

A internet é o ambiente em que praticamente todos os consultórios odontológicos estão, o marketing nesse quesito é uma ferramenta poderosa, pois permite que os pacientes compreendam por que seu serviço é a escolha mais acertada.. 

Ao investir em conteúdos que geram valor e constroem confiança junto ao público, você se torna a primeira opção. 

As estratégias que você emprega ao conduzir o marketing para seu consultório odontológico desempenham um papel fundamental para que seus futuros clientes possam identificar a qualidade e os diferenciais que você tem a oferecer.

3. Medição dos resultados 

Os investimentos em estratégias de marketing podem e devem ser metrificados para avaliar os resultados. 

Diferentes estratégias possuem indicadores de desempenho distintos, mas, de maneira geral, você será capaz de monitorar quantas pessoas seu conteúdo tem alcançado, quantas tem demonstrado interesse e quantas entram em contato para agendar uma primeira consulta. 

Com base nessas informações, você estará apto a avaliar quais estratégias proporcionam maior rentabilidade para o seu negócio, possibilitando que os investimentos e esforços sejam ampliados. 

Agora que você já está ciente de alguns dos inúmeros benefícios de transformar o marketing em uma estratégia de crescimento para o seu consultório odontológico, vamos às estratégias? 

1. Respeite as normas éticas da odontologia 

Antes de mais nada, é importante que você saiba que as diversas áreas da saúde possuem diferentes normas éticas para regulamentação da comunicação e divulgação do trabalho realizado no setor. 

As informações sobre o setor de odontologia podem ser encontradas no Código de Ética Odontológica, no capítulo XVI, intitulado “Do anúncio, da propaganda e da publicidade”. 

De maneira geral, o marketing odontológico proíbe e pune: 

  • Divulgar títulos, qualificações e especialidades que não estejam registradas no Conselho Federal. 
  • Anunciar técnicas que não possuam registro validado por órgãos competentes; 
  • Oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção; 
  • Anunciar serviço como prêmio em concurso de qualquer natureza; 
  • Granjear pacientes através de imagens de antes, durante e depois;
  • Utilizar de sensacionalismo para causar alarde e atrair clientes. 

Essas são apenas algumas das restrições, as demais podem ser consultadas no Código de Ética Odontológica

Entre os conteúdos permitidos nas estratégias de marketing odontológico, estão permitidas a divulgação de: 

  • Conteúdo informativo que promova a prevenção de doenças; 
  • Dicas para manutenção da saúde; 
  • Participação em eventos e cursos que aumentem a noção de autoridade do profissional na área; 
  • Certificações, títulos e qualificações comprovadas junto ao Conselho Federal. 

O marketing para dentistas precisa ser um marketing ético que respeite as normas da profissão. Conhecer todas as permissões faz com que você atinja seus objetivos, mas garantindo que não sofrerá punições. 

Com essas informações em mãos, vamos ao ponto de partida para a definição das estratégias de marketing para seu consultório odontológico? 

2. Defina seu público-alvo 

Com base em sua localização, especialização e na gama de serviços que você oferece, você é capaz de identificar com precisão os destinatários ideais de suas estratégias de marketing. 

A escolha da linguagem, dos gatilhos emocionais, das imagens e das paletas de cores empregadas em suas campanhas se fundamentará nos perfis de seus clientes finais e no público que você almeja atrair para o seu consultório. 

Com essa informação em mãos, é hora de começar a, de fato, dar início às estratégias de marketing para o seu consultório odontológico. 

3. Esteja presente nas redes sociais 

Segundo dados recentes, a população brasileira é a que mais tem presença na internet, em média, os brasileiros passam 53% de seu tempo de vida navegando online. 

O estudo mostrou que os brasileiros gastam seu tempo, respectivamente, assistindo filmes e séries, consumindo conteúdos no youtube e por fim nas redes sociais. 

Esses dados apenas ressaltam a importância de desenvolver uma estratégia que torne seu consultório visível para seus clientes nas redes sociais. 

Respeitando as normas previstas no Código de Ética Odontológica, os conteúdos a serem divulgados nas redes sociais devem possuir um caráter informativo.

No marketing odontológico podem ser produzidas publicações que ofereçam informações sobre saúde, dicas de prevenção e cuidados, bem como respostas para as principais dúvidas da população.

É possível, nas redes sociais, utilizar os mais diversos formatos. Você pode produzir vídeos informativos, carrosséis com dicas, tirar dúvidas através das caixinhas de perguntas nos stories, as possibilidades são muitas! 

4. Publique artigos em blogs e forneça e-Books 

Você provavelmente já buscou por algum sintoma no Google ou procurou informações sobre tratamento no Google.

Seus pacientes são como você, buscando respostas para questões que variam de “Quanto tempo devo ficar sem comer após a extração de um dente do siso?” a “Quais são as causas da sensibilidade dentária?”. 

Você precisa estar presente para oferecer as informações que as pessoas necessitam, tornando-se conhecido nesse processo. 

Para marcar presença no Google e ser encontrado por seu público-alvo, é crucial que você produza artigos de blog que respondam às principais dúvidas, forneçam dicas e acrescentem informações valiosas que contribuam para a melhora da saúde da população. 

Uma outra maneira de conquistar novos clientes é através da produção de e-books. 

Caso você não esteja familiarizado com esse formato, e-books são como livros digitais que contém um material informativo e representam uma excelente ferramenta para atrair potenciais pacientes. 

O e-book deve servir como uma ferramenta educacional, fornecendo ao seu público-alvo informações mais aprofundadas sobre o seu trabalho, reforçando sua autoridade na área e incentivando-os a agendar uma consulta no seu consultório odontológico.

Além disso, os e-books também são valiosos para manter o relacionamento com seus clientes, podendo ser enviados após um procedimento ou durante um tratamento.

5. Crie uma página no Google Meu Negócio 

Sabe quando você joga no Google “restaurante” ou “clínica de psicologia” e aparecem diversos locais com o telefone e endereço? Os locais que aparecem quando você faz uma busca, são os locais mais perto de você. 

Se seu consultório ainda não tem uma página no Google Meu Negócio, é hora de criar. Inclua seu endereço, telefone, horário de funcionamento, serviços oferecidos e imagens do local para que seu cliente tenha todas as informações necessárias para te encontrar. 

Uma maneira de atrair ainda mais audiência com essa estratégia, é incentivando que seus pacientes avaliem a experiência que tiveram no seu consultório através de comentários sobre o local, sobre o atendimento e procedimento. 

6. Cuide da identidade visual do seu negócio 

Quando vemos a cor roxa lembramos do Nubank, quando pensamos em vermelho e amarelo logo lembramos do Mc Donald’s. 

A identidade visual que você define para o seu negócio é como seus pacientes lembram de você. 

Pensando nisso, escolha para o seu consultório uma identidade visual que transmita para o seu público alvo seriedade, autoridade e compromisso.

Uma identidade visual bem construída e sólida faz com que o seu consultório seja sempre reconhecido pelos seus pacientes. 

Preparado para lotar sua agenda?  

Planejamento, organização, constância e estratégia, esses são os elementos-chave necessários para que o marketing traga resultados efetivos para o seu consultório. 

Uma vez que você aplique com sucesso as estratégias de marketing odontológico que apresentamos, estará diante de um novo e desafiador papel: gerenciar a crescente demanda de pacientes que procurarão os seus serviços. 

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Nossos consultórios são personalizados para atender às necessidades de cada profissional, o que significa que você pagará apenas pelas horas de uso, permitindo que você invista mais tempo e recursos na atração de novos pacientes. 

Além disso, nossos espaços contam com localizações privilegiadas,oferecendo a você um ambiente propício para networking, possibilitando a expansão da sua base de pacientes por meio de referências de outros profissionais. 

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