5 dicas para otimizar o atendimento no seu consultório médico

Conquistar a confiança e a admiração do paciente por meio de um atendimento de qualidade é essencial na área da saúde. Além de indicar se a clínica está no caminho certo, essa satisfação impacta diretamente o retorno financeiro do empreendimento, determinando se o consultório conseguirá se manter no mercado.

No entanto, o que fazer para melhorar a gestão de consultórios e conquistar a lealdade do paciente?

Neste artigo, vamos mostrar o que você pode fazer para melhorar o atendimento no seu consultório médico e dar dicas para colocar isso em prática. Continue a leitura!

1. Invista na infraestrutura e na qualidade do ambiente

A infraestrutura do local onde o atendimento é realizado é um ponto-chave na experiência do cliente. A qualidade do local revela, ainda que de forma indireta, a preocupação do consultório com o bem-estar do paciente.

Para avaliar a qualidade da infraestrutura do seu consultório, você pode examinar se:

  • a sua clínica está localizada em uma área central e de fácil acesso;
  • o lugar é limpo, climatizado, organizado e bem iluminado;
  • o ambiente é seguro;
  • os equipamentos médicos são eficientes.

2. Diminua o tempo de espera da consulta

Outro ponto que impacta a experiência do paciente é o tempo na sala de espera. Ninguém gosta de esperar além da hora marcada para ser atendido, por isso, na agenda, considere o tempo médio de atendimento e procure ser pontual.

Também utilize a tecnologia a seu favor — o agendamento online evita que o paciente precise ir pessoalmente à clínica, reduzindo o tempo de espera na fila e evitando que ele fique esperando na linha telefônica. Além disso, essa medida possibilita que as consultas sejam agendadas em qualquer horário do dia.

3. Ofereça um atendimento personalizado

O tratamento personalizado é uma grande tendência na saúde. Além de humanizar o atendimento, esse tipo de tratamento possibilita diagnósticos e cuidados mais precisos, uma vez que o médico tem acesso a mais informações e o paciente se sente mais confortável e confiante em relação ao profissional da saúde.

O primeiro passo para oferecer um atendimento personalizado é conhecer o paciente. Isso pode acontecer por meio de perguntas que demonstrem preocupação e interesse na hora da consulta ou ainda por meio de tecnologias, como o prontuário eletrônico, que armazena o histórico médico do indivíduo — excluindo também a tradicional ficha de papel e aumentando a agilidade no atendimento.

4. Promova pesquisas de satisfação

Essas pesquisas consistem em perguntas — abertas ou para assinalar — que informam, por exemplo, o grau de satisfação do paciente quanto à agilidade na marcação de consultas, ao atendimento médico, à infraestrutura do local e ao tempo de espera.

As pesquisas também ajudam a entender quem é seu paciente, identificando melhor suas necessidades, as carências e quais eram suas expectativas em relação ao atendimento que foi oferecido. Além disso, reforçam a ideia de que a opinião do paciente é importante para o consultório.

5. Entenda como o coworking médico pode ajudar na gestão de consultórios

Os coworkings médicos são espaços compartilhados especializados em saúde. Eles podem ser utilizados pelos profissionais associados de acordo com a sua agenda de atendimento, mediante reserva, e representam uma excelente opção para melhorar a experiência do paciente.

Além disso, alguns outros dos benefícios do coworking médico são:

  • infraestrutura adequada e recepção;
  • otimização do tempo, visto que o espaço se encarrega de boa parte das questões administrativas;
  • economia de despesas, uma vez que o pagamento é proporcional à utilização do espaço;
  • mais flexibilidade na agenda;
  • networking e aumento no número de clientes, uma vez que um especialista acaba indicando o outro.

Devido a diversidade de profissionais e especialidades, o coworking médico também permite que o paciente concentre todos os cuidados de saúde em um único espaço. Além de ser vantajoso para o próprio indivíduo, isso faz com que o paciente fique mais próximo do profissional de saúde que o atendeu, ajudando na fidelização.

Portanto, você viu como é importante conhecer o paciente e como o tratamento personalizado é um grande diferencial na hora de conquistar a confiança e oferecer um atendimento no seu consultório. Entendeu também como a agilidade e a infraestrutura impactam a experiência do paciente e conheceu alguns benefícios do coworking na gestão de consultórios.

Agora, quer saber um pouco mais sobre esse espaço compartilhado? Então, confira agora mesmo nosso artigo sobre como funciona o coworking médico!

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