Consultório de estética: Conheça 5 passos essenciais para começar o seu

O mercado de medicina estética tem se mostrado cada vez mais promissor. Segundo relatório divulgado pela Grand View Research, o mercado global de medicina estética está projetado para crescer a uma taxa anual de 14,7% de 2023 a 2030. 

Para os médicos esteticistas que atuam no Brasil, o cenário é ainda mais animador. De acordo com dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil ocupa atualmente a quarta posição no ranking de países que mais realizam procedimentos estéticos não cirúrgicos no mundo. 

A internet tem cada vez mais despertado o interesse na população por mudanças estéticas, entre as mais procuradas estão os preenchedores faciais e os bioestimuladores. 

Para os profissionais que atuam na área, o aquecimento do mercado mostra que este é o momento certo de abrir um consultório de estética para começar a ter a sua própria clientela. 

Se você deseja abrir seu consultório de estética, mas não sabe por onde começar, esse artigo é exatamente o que você precisa. Neste texto abordaremos todos os principais pontos que você precisa saber para dar esse grande passo na sua carreira. 

Vamos lá? 

1. Invista em fazer uma boa análise do mercado 

Ainda que o mercado de estética esteja crescendo no Brasil, não é toda a população e todas as regiões e bairros que conseguem ter acesso a esse tipo de serviço. 

A análise de mercado é essencial para garantir a presença do seu consultório onde estão seus futuros pacientes. Além disso, é fundamental esse passo é fundamental para compreender as tendências do mercado, avaliar a concorrência local e definir as estratégias de crescimento mais eficazes para a sua clínica. 

Para fazer uma boa análise do mercado, siga as seguintes etapas: 

a) Defina público-alvo 

Ainda que o mercado seja muito amplo, é importante definir um público alvo para entender em quais segmentos e serviços de estética investir. 

b) Analise a concorrência 

Identifique outros profissionais de estética na região. Avalie o que eles oferecem, preços, qualidade dos serviços, reputação no mercado, estratégias de crescimento. Aprenda tudo o que puder sobre seus concorrentes. 

c) Acompanhe as tendências de mercado

Assim como os padrões de beleza mudam, os procedimentos estéticos adaptam-se para os acompanhar. 

Esteja atualizado com as últimas tendências em serviços de estética, produtos, tecnologias e preferências do consumidor.

d) Realize uma pesquisa de preços 

Determine a faixa de preços dos serviços de estética na sua região. Certifique-se de que seus preços se alinhem com a qualidade dos serviços oferecidos.

2. Monte um bom plano de negócio

Abrir uma clínica ou consultório de estética é o mesmo que começar uma empresa, por isso é importante criar um plano de negócios. 

O primeiro passo para um bom plano de negócios é definir a missão, visão e valores fundamentais do seu empreendimento.

Outra etapa importante do plano de negócios é definir com base no seu público alvo os produtos e serviços que serão oferecidos pelo seu consultório. Defina o que torna os serviços únicos e atraentes para os clientes. Essa diferenciação é fundamental para destacar-se em um mercado muitas vezes saturado. 

Se você ainda não havia pensado no marketing como estratégia essencial do seu negócio, é importante começar a pensar. No plano de marketing, desenvolva estratégias envolventes para atrair e reter clientes. Considere canais de distribuição eficazes e explore formas inovadoras de promover o consultório. Lembre-se de que uma presença online forte é cada vez mais importante na era digital.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, coloque na ponta do lápis quanto tudo irá te custar. O plano financeiro é a espinha dorsal do plano de negócios. Inclua projeções financeiras realistas, considerando receitas, despesas e fluxo de caixa. Especifique o investimento inicial necessário e projete em quanto tempo seu negócio começará a se pagar e gerar lucros.

3. Escolha o local ideal e legalize o seu espaço

Em primeiro lugar, o consultório deve estar localizado em uma área de fácil acesso para o público-alvo, seja por meio de transporte público ou privado. 

A visibilidade também desempenha um papel importante. Um consultório de estética bem visível tem mais chances de atrair a atenção de clientes em potencial. 

Por fim, é essencial investir em um ambiente com boa infraestrutura. Certifique-se de que o local atenda às necessidades operacionais do consultório, incluindo espaço suficiente, instalações adequadas e requisitos legais.

Falando em requisitos legais, os consultórios de estética precisam de algumas documentações e autorizações para poderem funcionar de maneira legal, são eles: 

  • Registro de profissional autônomo na prefeitura de sua cidade; 
  • Documentos necessários para contratação de funcionários; 
  • Alvará de localização e funcionamento, assim como licenças da vigilância sanitária. 

É de extrema importância que o profissional consulte o CRM e a junta comercial de sua cidade para verificar todas as documentações e alvarás necessários.

4. Adquira os equipamentos necessários para o pleno funcionamento do seu consultório de estética 

Uma das partes mais custosas no processo de montar um consultório de estética é a aquisição dos equipamentos necessários para o atendimento. 

Equipamentos de alta qualidade e com tecnologias avançadas e modernas podem melhorar a eficácia dos tratamentos, gerando resultados mais satisfatórios para os clientes.

Os equipamentos necessários podem variar de acordo com os serviços a serem prestados, mas a princípio, você pode adicionar ao seu planejamento: 

  • Maca
  • Equipamentos de armazenamento de insumos  
  • Estufa para esterilização 
  • Cadeira reclinável 
  • Carrinho auxiliar 
  • Vaporizador 
  • Ionizador 

Os equipamentos adequados não só melhoram a qualidade dos serviços prestados, como também contribuem para a satisfação do cliente, eficiência operacional e posicionamento no mercado.

5. Invista em marketing para fazer seu consultório crescer

Ainda que o mercado de medicina estética esteja em crescimento, sua carteira de pacientes não irá crescer sem estratégias de marketing. 

Estratégias online, como uma presença ativa nas redes sociais e um website otimizado, expandem a exposição do seu negócio, fazendo com que seu consultório alcance um público mais amplo e potencialmente interessado.

As redes sociais podem e devem ser uma grande aliada do seu consultório de estética. Utilize plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok para compartilhar conteúdos relevantes, dicas de beleza e promoções especiais. Essas plataformas não apenas engajam o público, como também proporcionam um meio eficaz de compartilhamento orgânico, ampliando o alcance do consultório.

Além de atrair novos clientes, o marketing desempenha um papel crucial na fidelização de seus pacientes.Newsletters informativas, e-books com cuidados e comunicações regulares mantêm os pacientes informados sobre os serviços oferecidos e também fortalecem os laços, incentivando-os a voltar para adquirir seus serviços.

Investir em estratégias de marketing impulsiona o crescimento do consultório de estética, fortalece o relacionamento com os clientes e estabelece sua presença no mercado.

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Para que o seu consultório de estética seja um sucesso, você precisa fazer um planejamento detalhado para que cada etapa seja executada da maneira correta.

Para quem deseja começar, os gastos e burocracias podem ser empecilhos na hora de dar esse passo na carreira. 

Talvez você esteja pensando que agora não é o momento certo para você começar seu consultório de estética, mas e se dissermos que temos uma solução que pode fazer você pular várias etapas dessa jornada?

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E para deixar nossa solução ainda mais robusta, a sublocação de um consultório de estética permite que você pague apenas pelas horas em que estiver trabalhando. 

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