O segmento de estética no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque no mercado.
Segundo levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2020, ano de pandemia, o Brasil realizou 1,9 milhão de intervenções estéticas, ocupando assim a posição de segundo país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A grande procura da população por procedimentos estéticos gerou um crescimento nunca visto no mercado. Um levantamento realizado pelo Grand View Research mostrou que o mercado de medicina estética terá uma taxa de crescimento de 14,5% entre os anos de 2023 e 2030.
Tal crescimento, ainda que seja um sinal positivo para os profissionais que atuam na área, levanta a necessidade da aplicação de estratégias para se destacar em um mercado tão competitivo.
Em um mundo cada vez mais digital, em que as pessoas buscam encontrar serviços e produtos através da internet, o marketing se mostra como um investimento essencial para atrair clientes e, no caso da área de saúde, pacientes.
No artigo de hoje apresentaremos a importância do marketing para esteticistas, o que pode ou não ser feito de acordo com o CRM, as melhores estratégias para atrair pacientes e os principais benefícios do marketing para médicos esteticistas.
Vamos a leitura?
Por que os profissionais que atuam na medicina estética devem investir em estratégias de marketing digital?
O marketing é uma área que busca identificar as necessidades do público-alvo para criar, comunicar, entregar e oferecer valor aos consumidores a fim de atraí-los e fidelizá-los.
Quando falamos da área de medicina estética, o marketing tem como função principal compartilhar materiais educativos que não apenas capturam a atenção dos pacientes, mas também estabelecem a autoridade do profissional ou da clínica de maneira estratégica.
A comunicação de marketing neste setor precisa ser focada em uma linguagem que se comunique com o público alvo e responda às suas necessidades. Contudo, os profissionais precisam se atentar às regras da resolução CFM 1974/11 que será revogada em 11/03/2024 quando entrará em vigor a Resolução CFM nº 2.336/2023 e o respectivo Manual da Codame para regulamentar a área.
Agora que conhece um pouco sobre a importância do marketing para a área de medicina estética, é fundamental que esteja ciente das normativas estabelecidas pelo CFM 1974/11 e as alterações que entrarão em vigor com a Resolução CFM nº 2.336/2023, a fim de aplicar estratégias de marketing de maneira ética e em conformidade com as diretrizes do setor.
O que é permitido e o que é proibido no marketing para esteticistas?
Em plataformas de comunicação em massa, a ênfase do conteúdo a ser promovido deve ser na educação da população, evitando o sensacionalismo e a autopromoção excessiva.
Atualmente, está em vigor as diretrizes do CFM 1974/11 que é clara quanto às restrições, proibindo a divulgação de endereço e telefone de consultórios, clínicas ou serviços, o anúncio de especialidades não reconhecidas, a apresentação de títulos científicos sem comprovação, a manipulação de dados estatísticos para benefício próprio, a propagação de informações comprovadas cientificamente que possam causar alarme na sociedade, a divulgação de processos de tratamento ou descobertas não reconhecidas cientificamente, e o uso da imagem de pacientes para promover técnicas, métodos ou resultados de tratamentos.
É essencial focarmos no último tópico que informa que é proibido o uso da imagem de pacientes para promover técnicas, métodos ou resultados de tratamentos porque esse é um conteúdo amplamente utilizado por médicos esteticistas e outros profissionais que trabalham com o ramo da estética. Ignorar essa regra, como mencionado anteriormente, pode resultar em processos ético-disciplinares.
Agora que você sabe o que não é permitido no marketing para médicos esteticistas, fique atento ao que sua clínica ou consultório pode fazer.
São permitidas a divulgação de eventos acadêmicos e científicos para destacar o conhecimento na área, o esclarecimento de informações sobre saúde com respaldo científico, e a menção de aparelhos, desde que não se afirme que são exclusivos do profissional ou da clínica.
A Resolução CFM nº 2.336/2023 que entrará em vigor em 11/03/2024 trará uma atualização das normas de publicidade e propaganda médica, permitindo com que os profissionais divulguem seu trabalho nas redes sociais, promovam os equipamentos disponíveis no local de trabalho, e quando em caráter educativo, o profissional poderá usar imagens de seus pacientes ou de banco de fotos.
A nova resolução irá ainda mais além, permitindo a divulgação dos preços das consultas e a realização de campanhas promocionais.
Com essas informações em mãos, confira as melhores estratégias de atração de pacientes no ramo da medicina estética.
Quais as melhores estratégias de marketing para médicos esteticistas?
O marketing é uma área com muitas possibilidades. Ainda que o CFM 1974/11 apresente restrições para a área de medicina, as possibilidades ainda são muitas.
Antes de partirmos para estratégias, tenha ciência que conhecimentos base de marketing digital como funil de vendas, persona, leads e conhecimentos específicos sobre os canais de comunicação, são essenciais para que as estratégias a seguir tragam ainda mais resultados.
Vamos às estratégias?
1. Divulgue conteúdos educativos que reforcem sua autoridade
O conteúdo educativo é um grande forte na área da saúde.
Criar materiais que não apenas informem o público sobre prevenção, cuidados, procedimentos estéticos e suas consequências positivas e negativas é uma maneira eficaz de estabelecer autoridade.
Esse tipo de conteúdo pode ser divulgado através de blog posts, vídeos informativos e infográficos nas mais diversas redes sociais.
2. Presença nas Redes Sociais
De acordo com um levantamento realizado pela Eletronics Hub, os brasileiros passam cerca de 9 horas diárias olhando para tela de computador e/ou celular. Dessas 9 horas, cerca de 4 são dedicadas às redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook.
Esses resultados mostram que a presença na internet, principalmente nas redes sociais, é a maneira mais eficaz de se conectar com o público-alvo.
Médicos esteticistas podem utilizar as redes sociais e outros meios de comunicação para compartilhar casos de sucesso, dicas de cuidados com a saúde, informações sobre novos estudos e até mesmo realizar transmissões ao vivo para responder perguntas.
As possibilidades de interação com o público nas redes são muitas e essa interação direta contribui para construir confiança e engajamento.
3. Incentive avaliações
Um profissional que se preocupa com a experiência de seu paciente e oferece o melhor serviço não precisa se preocupar com as avaliações.
Para quem busca por serviços na internet, nada é mais convincente do que a experiência detalhada de outros pacientes.
Em resumo, as melhores estratégias de marketing para médicos esteticistas são uma combinação de uma abordagem educativa, presença digital ativa, demonstração de autoridade e avaliação de seus serviços.
Vale a pena investir em marketing na medicina estética?
Para responder a essa pergunta, precisamos conferir alguns dos benefícios que a presença estratégica no mundo do marketing traz para os médicos esteticistas.
1. Diferenciação no mercado
Como mencionado anteriormente, a busca por cuidados estéticos no Brasil tem crescido muito, como consequência, o cenário tem se tornado cada vez mais competitivo.
Investir em marketing permite que médicos esteticistas se destaquem no mercado através de suas habilidades, seu conhecimento, seus estudos e resultados.
Uma presença sólida no mercado, construída por meio de estratégias de marketing, cria uma diferenciação valiosa.
2. Construção de autoridade e aumento da confiança
Conteúdos educativos, como blogs, vídeos informativos e infográficos, não apenas informam os pacientes, mas também estabelecem a credibilidade do médico esteticista.
Pacientes em potencial são mais propensos a escolher um profissional que demonstre conhecimento e mostre resultados por meio de seus conteúdos na internet.
3. Atração e retenção de pacientes
Estratégias de marketing bem executadas não apenas atraem novos pacientes, como também contribuem para a sua fidelização.
Uma comunicação contínua mantém os pacientes informados, engajados e propensos a retornar.
É importante ressaltar ainda que pacientes satisfeitos que veem seus problemas solucionados resultam no marketing mais confiável e antigo de todos: o marketing boca a boca.
Investir em marketing na medicina estética é mais do que uma necessidade, é uma estratégia inteligente para os profissionais que desejam prosperar em um ambiente competitivo.
A construção de autoridade na área e uma conexão sólida com a comunidade são benefícios que vão além do consultório e refletem diretamente no sucesso a longo prazo.
Foque no que mais importa: atrair pacientes!
Para que sua estratégia de marketing seja eficaz, é necessário conhecer mais a fundo conceitos de marketing como funil de vendas, conversão de leads, persona, público alvo etc.
Sabendo o que deve ser produzido, e conhecendo os conceitos a serem aplicados, é necessário ainda ter paciência e manter constância nas estratégias para começar a ver resultados.
A dedicação e a constância demanda tempo do profissional, tempo esse que precisa ser dividido entre gestão do consultório, atendimento ao paciente, consultas, burocracia e muito mais.
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Dedicando seu tempo apenas nas tarefas mais importantes, você pode investir seus esforços e recursos na atração de novos pacientes.
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