O marketing para médicos permite que o profissional seja reconhecido e conquiste novos pacientes para seu consultório.
Antes de contratar qualquer serviço, as pessoas buscam informações em redes sociais para conhecer o trabalho desenvolvido pelo profissional.
Se você deseja atender em uma região específica ou realizar atendimentos online, verá sua agenda cheia após aplicar esta técnica.
Uma presença sólida no digital lhe tornará referência em sua área de atuação e sempre que o indivíduo precisar da sua especialidade, lembrará da sua clínica.
Continue lendo para aprender:
- O que é marketing para médicos.
- Como fazer marketing para médicos.
- Por que investir em marketing para médicos?
- Como fazer marketing hospitalar.
- Por onde começar a estratégia de marketing.
O que é marketing para médicos?
O marketing para médicos tem como objetivo aplicar estratégias e boas práticas de marketing para posicionar profissionais da saúde.
Ou seja, promover os serviços médicos e aumentar a visibilidade do profissional no mercado.
Diferente de outras estratégias utilizadas no marketing, na área da saúde o objetivo é oferecer informações relevantes para o público, e orientações que proporcionem bem-estar.
Isto é, não devemos utilizar propagandas diretas, e o foco principal está na informação e não na venda.
O papel do marketing será orientar o paciente e com isso aumentar a autoridade do profissional.
Como fazer marketing para médicos.
Primeiramente é importante seguir todas as diretrizes e normas vigentes para a área da saúde.
Para fazer marketing para um consultório médico, é possível utilizar alguns formatos de conteúdo, sendo eles:
- Ebooks conhecidos como materiais ricos.
- SEO para sites.
- Blogs.
- Redes sociais.
Por meio desses canais você poderá atingir novos públicos sem ferir nenhuma norma estabelecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
Antes de iniciarmos é necessário definir uma persona.
O que é persona?
Persona, é uma palavra utilizada no marketing que se refere a uma representação fictícia do seu cliente ideal.
Ou seja, imagine o indivíduo que você deseja auxiliar e pense em suas características.
Algumas perguntas que você pode responder para desenvolver sua persona:
- Em qual cidade ou estado ela vive?
- Quais comportamentos ela realiza no dia a dia?
- Quais são as suas necessidades?
- Ela possui alguma preferência?
Lembre-se: o objetivo desta técnica é entender melhor os seus clientes, suas motivações e desafios.
A criação da persona, deve conter dados como: idade, profissão, localização, interesses, objetivos, desejos, preocupações, e problemas típicos do cliente.
Com essas informações será possível desenvolver um marketing médico efetivo, e criar seu posicionamento nas redes sociais.
Vamos aprofundar em cada um dos tópicos citados anteriormente, para que você saiba exatamente como aplicá-lo de acordo com cada formato de conteúdo.
Criação de e-books e materiais ricos.
O e-book é uma excelente forma de compartilhar conhecimento, e informações relevantes sobre sua área de atuação.
Para criar um e-book com facilidade considere as principais dúvidas, desejos e necessidades dos seus pacientes.
Considere todas as perguntas e desejos que você ouve no consultório e desenvolva um material que irá ajudar seus pacientes.
Antes de construí-lo, faça uma pesquisa completa e reúna dados relevantes sobre o tópico.
Utilize pesquisas, estudos científicos, artigos acadêmicos e estatísticas para reforçar a importância do assunto.
Divida o e-book em sessões para facilitar a leitura e coloque no início informações sobre você, para o leitor poder conhecê-lo.
Prefira um design limpo, com uma tipografia de fácil entendimento, adicione elementos visuais relevantes para complementar o assunto.
Por último, prefira o formato PDF para distribuir o conteúdo e promova seu e-book através das redes sociais, sites e até WhatsApp.
Você poderá enviar este conteúdo para clientes e amigos.
Peça a colegas médicos que revisem as informações, para estar nas normas estabelecidas pelo conselho federal de medicina.
Utilize técnicas de SEO no seu site.
Antes de agendar uma consulta, grande parte dos clientes fazem uma busca no Google por profissionais disponíveis na região que estão.
Portanto, será relevante construir um site com informações sobre sua especialidade, serviços prestados, região que atua, incluir fotos do consultório.
Seu site ainda deve conter os seguintes dados:
- Horários de atendimento e funcionamento da clínica: com dias da semana e horários.
- Informações de contato: como número do WhatsApp, e-mail. Você poderá incluir um formulário para agilizar o atendimento.
- Agendamento de consultas: você terá mais controle sobre sua agenda se possibilitar o agendamento online, ou por telefone.
- Localização e mapa: o Google Maps poderá auxiliar seus pacientes a chegarem até o local de atendimento.
Informações sobre planos de saúde e pagamento: deixe claro quais planos você aceita, e as opções de pagamento.
Informações extras: perguntas frequentes para responder dúvidas comuns dos pacientes, depoimentos e avaliações, blog ou artigos.
Sempre que alguém buscar por médicos na sua região, poderão lhe encontrar.
Além do site, é recomendado que você tenha seu consultório e o endereço que atua registrados no Google Meu Negócio para que caso o paciente busque por “médicos no rio de janeiro’’ no Google Maps seu nome estará disponível para ele.
Construa um blog.
Como dito anteriormente, para construir seu blog médico, considere os serviços oferecidos e sua área de atuação.
Ao produzir o conteúdo você estará ajudando possíveis clientes que buscam por estas informações no Google, ao produzir os textos, considere as necessidades e desejos da sua persona.
Para facilitar este processo você poderá produzir artigos sobre:
- Doenças comuns em sua especialidade.
- Dicas de saúde.
- Informações sobre os procedimentos realizados.
- E sobre as dúvidas comuns em consultório.
Para ter ideias você poderá buscar referências em blogs sobre o assunto.
As principais etapas para construir um blog de sucesso são:
Definir o design e layout: certifique-se de que o design seja adaptado a diferentes dispositivos.
Conteúdos: considere fontes seguras, e estudos científicos para a criação, visto que, muitas pessoas podem seguir as orientações dadas por meio do texto.
Plataforma: o blog deve estar interligado ao site, assim os clientes poderão conhecer seu trabalho como médico.
Redes Sociais.
Um dos canais de comunicação mais utilizados e que não devem ficar de fora da sua estratégia de marketing para médicos.
Uma pesquisa realizada pela Comscore mostrou que em dezembro de 2022 os brasileiros passavam em média 46 horas conectados nas redes sociais.
As redes sociais permitem que o médico interaja com possíveis clientes e tire dúvidas sobre seus serviços.
Se possível, grave vídeos mostrando seu consultório, abordados as especialidades, e novidades do seu segmento, isto torna a comunicação mais humanizada e gera conexão com os seguidores.
Devido ao marketing de conteúdo produzido nas redes sociais, você poderá melhorar a vida de milhares de pessoas, além de proporcionar informações confiáveis sobre a medicina.
Para ter bons resultados nas redes sociais.
- Utilize uma foto profissional em seu perfil.
- Deixei claro a região de atuação.
- Inclua fotos do consultório.
- Depoimentos de pacientes fortalecem sua autoridade.
- Tenha uma frequência de postagens.
- Mostre a sua realidade como médico e as crenças que possui.
- Tenha clareza dos seus objetivos.
- Conheça qual público você quer atingir.
- Colabore com influenciadores da área da saúde.
- Se houver a possibilidade, grave lives com colegas da área.
- Monitore e responda possíveis dúvidas.
O objetivo de cada ponto é tornar sua comunicação mais atrativa e humanizada para o cliente, tal como, entender as necessidades dos pacientes.
Não se esqueça: a função do marketing para médicos é levar informação de qualidade, e mostrar sua preocupação em auxiliar as pessoas por meio da medicina.
Queremos que por meio dos conteúdos sua agenda esteja sempre cheia e você construa um posicionamento sólido mediante ao marketing digital para médicos.
Por que investir em marketing para médicos?
Atraia novos pacientes.
Após colocar em prática todas as estratégias abordadas neste artigo, você verá uma diferença em sua agenda, posto que, mais pessoas conheceram seu trabalho e como você pode ajudá-los.
Comparado a outras estratégias de marketing como o tráfego pago, o marketing de conteúdo pode levar um pouco mais de tempo para dar resultado, porém após 30 dias produzindo conteúdo diariamente você já verá a diferença.
Educação e conscientização.
O posicionamento construindo nas redes sociais, podem educar o público sobre questões relacionadas à saúde. Disponibilizando tratamentos, e soluções para prevenção de doenças.
Construa uma reputação.
Uma reputação positiva é crucial, para que sua clínica seja indicada pelos pacientes. Esta reputação poderá ser construída pelos canais abordados durante o artigo.
Mantenha um relacionamento com pacientes.
Você poderá enviar informações relevantes, e lembrá-los de consultas e exames médicos.
O marketing médico permite que o profissional faça parte da vida do paciente, e mesmo após a consulta, mantenha contato e esteja sempre em sua memória.
Garanta a fidelização.
A fidelização ocorrerá de maneira natural, pois você estará oferecendo conteúdos e informações relevantes, e os pacientes irão retribuir esta colaboração, por meio da fidelização.
Diferente de outros serviços, é comum que as pessoas não troquem de médico com frequência, já que deve haver confiança por parte do paciente.
Alguns médicos são passados de geração para geração e se tornam amigos da família, simplesmente por confiarem em seu atendimento.
Para que isso aconteça, ofereça um atendimento de qualidade e esteja sempre disponível para auxiliar seus pacientes.
Como fazer marketing hospitalar?
No marketing hospitalar utilizamos todos os canais abordados como: e-books, SEO para sites, blogs e redes sociais, porém podemos incluir outras estratégias que irão agilizar os resultados obtidos pelo hospital ou clínica.
Criação de campanhas publicitárias: utilizando anúncios em mídias tradicionais a fim de atingir um público local por intermédio de rádio, jornais, e outdoor.
Marketing de referência: a união do marketing para médicos, com um atendimento de qualidade, aumentará a indicações por meio do boca-a-boca, tornando sua clínica mais conhecida.
Participação em eventos: participar de feiras, seminários, e outras atividades irá aumentar a conscientização sobre seus serviços.
Conheça mais sobre a Habitat e tenha um espaço de qualidade para receber seus pacientes.
Sua atenção deve estar voltada para o paciente, enquanto cuidamos de todas as questões relacionadas ao ambiente.